Benefícios da Música para a Saúde

Cuidar do corpo com exercícios e boa alimentação é fundamental  é fundamental para todos nós, mas jamais podemos esquecer que cuidar da mente é essencial para termos um corpo saudável. Problemas emocionais podem causar sintomas físicos e a longo prazo, doenças sérias e penosas.

Muitas pessoas já sabem que uma emoção pode atrapalhar o seu coração,  não há possibilidade de haver saúde físicas sem saúde mental. Como uma pessoa pode querer ter saúde física se não controla suas emoções? Se uma pessoa não controla aquelas idéias de negatividade ela entra num estado negativo, triste e isso gera alguma alteração física, porque o transtorno psicossomático é aquele cujo quando sua emoção é tão intensa e crônica  que, aí sim, leva a alterações laboratoriais, metabólicas e hormonais e aí geram doença física por emoção. Isso tem sido cada vez mais comum por um fator muito claro e comum a todos da sociedade, a ansiedade, o estresse.Eles estão diretamente ligados um ao outro, fazem parte da nossa vida, mesmo que esse não seja nosso desejo, nós respiramos o “ar de ansiedade”.

Em nossa sociedade moderna assim que saímos do apartamento, já encontramos o vizinho estressado, brigando por causa da sua vaga, ou alguém na rua brigando por causa de um espaço para estacionar, ou algum cliente que é mal educado e frustra toda a expectativa que você tem, ou as situações mais graves e crônicas, verdadeiramente causadoras de doenças psicossomáticas, tais como, um casal em crise de relacionamento, principalmente quando há alguém do casal já está numa crise, que não se gosta,  isso é realmente um grande problema. O assédio moral também tem se tornado um problema muito comum, muitos pessoas trabalham numa empresa onde seu chefe, um líder ou um colega lhe faz mal, isso faz com que as pessoas se sintam oprimidas e isso causa problemas emocionais já sofrendo antecipadamente.

É muito difícil entender que a única coisa certa na vida é a morte, a perda de parentes, perdas na sociedade, perdas financeiras, crise existencial, ansiedade ambiental, associado a esses fatores os adolescentes e jovens sofrem com muita pressão e provas em cursos, faculdades, vestibulares, e assim por diante, não nos faltam motivos em nossa sociedade moderna para termos problemas emocionais.

Em resultado de tudo isso o cortisol dispara e quando ele dispara por uma situação pontual ele é importante e é salutar, pois ele dispara uma adrenalina, você tem mais energia, você se concentra, você se prepara para fugir do problema, entretanto nessas situações que eu descrevi acima, o estresse não é pontual, a ansiedade domina, você já sofre de maneira antecipada e o cortisol dispara de forma crônica e contínua.

A melhor maneira de prevenir e inclusive de reverter essa situação, cientificamente comprovado, é a meditação. As emoções não se tratam com medicação, emoções se tratam com respiração, como meditação, com musicoterapia.

Para se fazer um tratamento com musicoterapia pode-se usar qualquer estilo musical, isso é muito individual, subjetivo e de acordo com o gosto do paciente. O material que o musicoterapeuta usa é o histórico sonoro de vida da pessoa, cada um tem uma música que é mais significativa, que é mais simbólica, músicas que lembram momentos ou pessoas especiais. Por exemplo, se uma pessoa foi criada em uma família de músicos ou tenha lembranças afetivas de seu avô fazendo aula de viola caipira, é bem provável que esse estilo de música lhe traga tranquilidade e boas lembranças mesmo não sendo seu estilo favorito.

O musicoterapeuta é como um psicólogo,no entanto, a maneira de intervenção é outra, o psicólogo usa o verbal, a fala para encaminhar seu paciente na questão do que precisa ser elaborado e o musicoterapeuta usa os recursos musicais.

A musicoterapia serve para pessoas de todas as idades, de crianças até idosos.

Do ponto de vista da música e saúde, esse reconhecimento vem sendo crescente, principalmente pelos neuropediatras, psiquiatras infantis, geriatras, cada vez mais esses profissionais têm indicado pacientes para o contato com a musicoterapia como uma forma de trabalhar aspectos totalmente ligados à saúde.

O musicoterapeuta toca um pouco de cada instrumento, porque embora esses profissionais tenham um instrumento que é o eleito, que é o instrumento principal tem que permear pela percussão, pelas cordas e por outros tipos de instrumentos, pois cada instrumento traz para o trabalho de musicoterapia uma característica diferente.

Por exemplo, no caso do violão e da viola é muito interessante porque o musicoterapeuta fica de frente para o paciente, a interação de olho a olho é muito forte, muito significativa, praticamente todas as cordas proporcionam isso.

O musicoterapeuta toca um pouquinho de cada instrumento com o objetivo de fazer com que o paciente sinta prazer em executar e trabalhar certo.

Na medicina, quando se trata de dor os estudos mostram que ouvir sua música preferida durante os períodos de dor pode aumentar de forma significativa a tolerância a dor  se comparado a estímulos visuais ou silêncio.

Qualquer um de nós pode ter benefícios terapêuticos em nossas próprias casas nos relacionando de uma boa maneira com a música. Grandes benefícios podem ser conquistados se escolhermos uma música que gostamos cantando para pessoas que amamos como por exemplo para os filhos. As gestantes podem cantar para seus bebês ainda no ventre isso interfere nos batimentos cardíacos da gestante, ela ficará mais calma enquanto ela canta para o bebê e ele começara a desenvolver uma memória afetiva e orgânica em relação a esse cantar. Estudos comprovam que se após o nascimento a mãe cantar aquela música para bebê, inconscientemente ele a reconhecerá e automaticamente ele ficará mais calmo.

As memórias afetivas podem estar também relacionadas a ruídos como por exemplo o de águas correndo, sons da natureza e similares que induzem o relaxamento

A música realmente é importante para a humanidade e ela é especial para cada um de nós ela mexe com a vida de cada um como poucas coisas conseguem mexer. Há música que nos inspiram e outra nos trazem lembranças, algumas acalmam e relaxam, outras nos fazem sorrir e outras até nos fazem chorar mas uma coisa é certa como disse o famoso filósofo alemão Friedrich Nietzsche “Sem a música, a vida seria um erro.”

Música e o Cérebro

Vamos falar um pouquinho sobre esse assunto super interessante, a música é aquilo que faz com que o cérebro trabalhe por inteiro.  A música é a atividade que trabalha o cérebro de uma forma completa, ela não trabalha só um hemisfério ou outro como acontece em outras circunstâncias,  que trabalham só um dos lados do cérebro de cada vez. A música trabalha a completude do cérebro, porque ela não é só uma atividade do ponto de vista mecânico, ela envolve as questões emocionais, envolve as questões sociais, então é uma atividade completa. Já está comprovado em vários estudos que quando se pratica a música enquanto saber, por exemplo, quando toca um instrumento, quando eu estou cantando e um coral, fazendo a música como algo social, eu estou a trabalhar meu cérebro na sua completude, o canto também é  considerado um instrumento.

Como a música pode colaborar no tratamento da doença de Alzheimer ?

Existem duas coisa que o Alzheimer não afeta, a música e o amor.

As memórias musicais e emotivas não são perdidas mesmo com o avanço da doença. Curtir uma boa música traz muitos benefícios, reduz a ansiedade e diminui o nervosismo. As músicas também resgatam recordações, até o relacionamento os entes queridos melhora. Existem ONGs que atuam em várias partes do mundo usando a música no tratamento de pessoas com Alzheimer. É como se os idosos despertassem de novo. Emoções intensas e linguagem mais coerente ressurgem, lembranças da vida inteira voltam e a autonomia reaparece. É uma nova forma do ter mais qualidade de vida.

A música tem se tornado cada vez mais acessível a todos, portanto após conhecer todos esse benefícios que a música traz, fica fácil cuidar de sua saúde mental por meio de bons exercícios usando a musicoterapia ou memórias afetivas que envolvem a música. Cuidando de sua saúde mental você estará automaticamente cuidando de seu físico, isso lhe trará excelentes resultados.

Rate this post